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    Seu Médico Virtual

    A telemedicina aumenta o acesso a serviços médicos e contribui para melhores resultados clínicos

    Fonte: Jefferson FernandesMédico NeurologistaPublicado em 12/08/2022, às 17:23 - Atualizado em 25/04/2023, às 10:47
    Foto: Arquivo Dasa

    Teresa estava preocupada com Isabel, sua filha de 10 anos, pois passara a noite com febre. Desde o dia anterior se queixava de dor de garganta. Estava frio e chovia forte naquela manhã e Teresa resistia em levá-la ao pronto-socorro. Longa espera, riscos de contágios, ambiente estressante. Tinha ouvido falar da telemedicina e resolveu ligar para um destes serviços. Após falar com a atendente e dar as informações necessárias, foi em seguida atendida por um médico que passou a conversar com ela e Isabel.  

    O médico pediu para examinar a garganta através da câmera do celular. Orientou Teresa a pegar uma colher e com o cabo, abaixar a língua para que ele pudesse ver bem a garganta. As placas esbranquiçadas estavam lá. O diagnóstico foi direto: amigdalite bacteriana. O médico, então, prescreveu um antibiótico e deu as orientações adequadas. Menos de dois dias depois Isabel estava bem, sem febre e sem dor. Teresa pensou “Que maravilha. Tudo foi resolvido e não precisei sair do conforto de nossa casa”.     

    Este foi o relato de uma teleconsulta, ou seja, um médico atendendo diretamente a paciente através de uma plataforma de telemedicina. Também chamada de consulta virtual, ela é uma das modalidades da telemedicina que, por sua vez, é o uso de tecnologias de comunicação e informação para os cuidados à saúde das pessoas, quando o médico e o paciente estão em locais distintos. A telemedicina é um método de cuidado e a tecnologia viabiliza a teleconsulta. 

    Embora esta prática venha sendo utilizada há muitos anos por inúmeros países, em todos os continentes, no Brasil, ela só foi permitida com o surgimento da pandemia da Covid-19, inicialmente através de uma portaria do Ministério da Saúde e, logo após, por uma lei aprovado pelo Congresso Nacional, em abril de 2020.  

    Os benefícios da telemedicina e da teleconsulta já haviam sido comprovados há bastante tempo, através de publicações científicas e informações do “mundo real”, ou seja, do uso no dia a dia por hospitais, planos de saúde, empresas e outras organizações. E a satisfação do uso da teleconsulta por pacientes e médicos vem sendo demonstrada por vários estudos. 

    A telemedicina aumenta o acesso das pessoas aos profissionais e serviços médicos, traz mais agilidade aos atendimentos, contribui para a melhora dos resultados clínicos, ajuda as pessoas a cuidarem melhor de si, além de outros tantos benefícios comprovados.  

    É importante ressaltar que uma teleconsulta somente acontece se tanto o médico como o paciente concordarem com ela. Pode ser que o médico entenda que, para uma determinada pessoa, num determinado momento e circunstâncias, seja necessária uma consulta presencial. Por exemplo, quando etapas do exame físico só possam ser feitas tocando no paciente.  Pode ser que uma pessoa não se sinta à vontade com uma consulta virtual e queira ser vista pelo médico presencialmente. Portanto, se um dos dois não desejar, a teleconsulta não acontece. 

    Dependendo da especialidade, a consulta virtual tem sim as suas limitações. A consulta presencial é fundamental e, a virtual, veio como um novo método de cuidados às pessoas para ser utilizado sempre que possível.  

    E Teresa e Isabel, como vão? Pois, estes dias, alguém ouviu Teresa falar alto: “Filha te agasalha melhor para ir à escola. Está frio! Não vais querer pegar outra amigdalite, vais?”. Mãe é assim. Ainda bem!

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